JUSTIFICATIVA:
Nascida em Sorocaba, em 15 de novembro de 1925, filha do imigrante italiano Ermolau Del Cistia e de Dona Madalena Raso Del Cistia, caçula da família, irmã de Alceste, Alzira, Mário, Ardélio, Ada, Rosinha, Edith, Domingos e José.
Ingressou nos estudos no Colégio Santa Escolástica, graduando-se em Letras.
Foi professora na escola municipal no bairro George Oeterer por curto período e aos 18 anos conheceu o advogado José Pereira Cardoso. Após um namoro de quase 7 anos, noivou e casou-se em abril de 1951. Residiu na casa da Vila Leão por toda a vida de casada. Dessa união matrimonial de 54 anos, tiveram 07 filhos, Túlio, Telmo, Taïs, Tales, Tirso, Tânia e Tereza Maria (in memoriam), 04 noras, Cristina, Priscila, Ana Lúcia e Eli, e conviveu com os 08 netos, Bruno e Tiago, Mariana e José Pereira Cardoso Neto, Laura e Luíza, Tales Filho e Tarcísio.
Esposa, Mãe e avó amorosa e dedicada, sempre ao lado do esposo, foi uma matriarca exemplar. Cuidou das tarefas do lar, dos filhos e netos com muito esmero, ensinando principalmente os princípios religiosos na família.
Após a partida do eterno esposo e companheiro, em 2005, tratou de unir ainda mais a família, passando a conduzir o cotidiano da casa, sempre oferecendo o carinho de mãe e avó.
Em dezembro de 2006, partiu deixando imensa saudade no coração dos filhos, netos, noras e familiares, e daqueles que com ela conviveram. Sua vida se eterniza pelas lembranças deixadas dos belíssimos exemplos de dignidade, dedicação e amor.